Return to site

Como trabalhar na Alemanha

Você domina o idioma alemão e pensa possuir bastante perseverança para superar barreiras e obster um trabalho em Frankfurt?

Boas chances para trabalhar na Alemanha em 2019

Trabalhar na Alemanha em 2019 não é uma tarefa impossível. Mesmo tendo diversas dificuldades e contratempos naturais para uma mudança desse tamanho, o desafio pode sim ser enfrentado se você possuir disposição e energia para fazer o que precisa ser feito.

Na seguinte lista estamos passando algumas dicas para que você criar e fazer um ótimo currículo alemão.

  1. Quantas páginas
O ideal é que, um currículo na alemanha não deve ultrapassar as 2 páginas. Melhor mesmo é que seja uma. Os currículos muito longos podem impedir que a atenção, foque nas partes mais importantes. Assim,faça tópicos dizendo o que é que a empresa a que te candidatas não deve deixar de saber sobre você e concentrar-te nesses pontos.

  1. O layout
Deves dedicar algum tempo no layout do currículo. As informações nele apresentados devem ser fáceis de encontrar. O tipo de letra usada deve ser Times New Roman ou Arial e o tamanho ideal é entre os 11 e 12 pontos.

  1. A estrutura
Também é importante ter em conta a organização do currículo. Não podem faltar informações essenciais: dados pessoais (nome, nacionalidade, moradia, data de nascimento), escolariedade e experiência profissional, qualificações adicionais . Também, é importante colocar os conhecimentos de informática e de outros idiomas.

Tudo isso deverá ser exposto cronológicamente.

  1. Faça uma revisão
É sempre recomendado fazer uma revisão geral antes de enviar o currículo.

Preste atenção se as datas que escreveu batem com as que estão escritas nos documentos e certificados.

Controle se os nomes tanto da firma, quanto da pessoa de recursos humanos estão escritos de maneira correta.

  1. Peça a alguém que procure erros no teu currículo
Antes de você enviar os papéis, peça a uma outra pessoa, para controlar.

  1. A foto
A foto não é obrigatória pela lei, mas aconselho a enviar. O melhor será recorreres a um profissional e tire uma fotografia para enviar e currículos.

Onde procurar?

Use a internet para buscar vagas de emprego na alemanha.

Outras dicas essenciais:

Consiga o visto de trabalho

Adquira a documentação completa necessária. Desde 2015, adquirir visto para trabalhar na Alemanha ficou mais fácil para os brasileiros.

Quem tem cidadania da União Européia ou casado com um membro da UE tem autorização para entrar na Alemanha. Para as pessoas que não se se enquadram nesse perfil podem solicitar o Blaue Karte, a fim de conseguir uma permissão de trabalho com baseada nos estudos universitários.

Domine o idioma

A primeira dica lógica, aprenda o idioma na ponta da língua. Isso te ajudará demais a sua entrada no mercado de trabalho!

Vania Prais

Viveu 21 anos na Alemanha aonde concluiu curso técnico na área de informática e cursou direito comercial na FH bielefeld.

Teve sucesso na área de informática e participou como examinadora em diversos processos seletivos. Hoje mora na suíça e é empreendedora digital.

Escreveu um E-book chamado currículo campeao aonde explica detalhadamente todas as etapas do processo de seleção.

Saiba mais sobre o E.book currículo campeao