Return to site

Atendimento pré hospitalar

Vamos ver a diferença entre primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar?

Atendimento pré-hospitalar (APH): é caracterizada pela assistência apropriada oferecida à vítima, bem como a sua locomoção para uma unidade de pronto atendimento. Somente podem realizar o APH os atores legitimados pela Portaria nº. 2.048, de 05 de novembro de 2002.

Primeiros socorros: são as ações que têm por objetivo, conservar as funções vitais e impedir o agravamento da situação da vítima, caracterizando o atendimento inicial que ocorre antes da chegada da equipe de aph

Curso de Atendimento Pré-Hospitalar

A participação no curso de Atendimento Pré-Hospitalar, também pode ser conhecido como curso de resgate ou curso de primeiros socorros, é concedida a cada indivíduo que busca capacitação para identificar situações de emergências e executar técnicas de primeiros socorros e Atendimento Pré-Hospitalar de forma à fazer crescer as chances de sobrevida da vida vítima até que o socorro necessário chegue ao lugar ou até a efetiva entrega dessa vítima no hospital.

Os profissionais como bombeiros civis,comissários de voo, aeronautas, pilotos, aeroviários, técnicos em segurança do trabalho, engenheiros de segurança, brigadistas, bombeiros auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e enfermeiros conseguirão aproveitar de todos os conhecimentos obtidos nesse treinamento para o seu dia a dia de trabalho e em sua vida privada.

Este é o curso certo para quem deseja agir de maneiro correta e assertiva para salvar vidas em ocasiões gravíssimas que atingem a área de trauma.

É necessário primeiramente fazer uma avaliação o ocorrido, que serve de subsidio para que tenhamos uma idéia de os tipos de lesões a vitima vai mostrar para nós e se estaremos em uma cena segura.

Leis do Atendimento Pré-Hospitalar ao Traumatizado

Esses princípios norteiam o socorrista, a fim de que o atendimento seja de qualidade, seguro, rápido tanto para o socorrista quanto para a vítima, uma vez que cada minuto que passa, vale ouro para o atendimento à vítima.

1- Assegurar a segurança da vítima e dos socorristas.

2- Avaliar a situação da cena para determinar e tomar decisões sobre a conveniência de recursos adicionais.

3- Identificar a cinemática envolvida nas lesões.

4- perceber ferimentos graves no exame primário.

5- Manter estabilização da coluna cervical, enquanto está realizando a avaliação e atendimento especializado das vias aéreas.

6- Caso necessário providenciar suporte ventilatório e conceder oxigênio para possibilitar a saturação de O2 acima de 95%.

7- Verificar hemorragias externas.

8- Realizar manutenção da temperatura da vítima, ou seja, aquecer o paciente.

9- Preservar estabilização da coluna cervical manualmente até que seja possível a instalação do colar cervical, prancha rígida, imobilizador lateral de cabeça.

10- Toda vez que se tratar de pacientes traumatizados graves,iniciar o transporte deste paciente o mais rápido possível, a uma clínica adequada, se possível no período de 10 minutos após chegada ao lugar do ocorrido.

11- Uma vez tratada adequadamente ou descartadas as lesões que contenham risco de agravar a situação da vitima, inicie o exame secundário, e tenha a história clinica da vítima.

12- Acima de tudo, saiba o que está fazendo, NÃO produza mais dano.

Veja o curso atendimento pré hospitalar. Ele irá te ajudar!